Retiro de Hatha Yoga e Alimentação Natural

20.4.-22.4.2012

•    Melhorar a vossa saúde geral
•    Aprender exercícios úteis que podem fazer em casa
•    Apropriado para totais principiantes – não é necessário estar particularmente em forma
•    Apropriado para pessoas com experiência que querem melhorar a sua prática
•    Apreciar e aprender mais sobre alimentação vegetariana caseira e deliciosa

Professor de Yoga: Marko Maitz ensina a partir da sua própria prática e compreensão e não está limitado a nenhum estilo ou tradição. Ele tem estudado diferentes estilos de Hatha Yoga na Áustria e Índia (Ashtanga Vinyasa Yoga, Yoga na tradição de  Krishnamacharya, Sivananda Yoga, Hatha Yoga Clássico). Marko é um membro residente do Projeto Vida Desperta, no centro de Portugal.

As sessões de prática vão incluir: A atitude correcta para a prática, posturas e alinhamento, desenvolvimento da respiração, energia vital, respiração e movimento, movimento intuitivo, força e relaxamento, relaxamento profundo.

Instrutora de alimentação vegetariana: Jutta Weiske tem-se interessado por nutrição desde há 30 anos. Ela tem experiência com diferentes sistemas de nutrição (macrobiótica, ayurveda) mas agora está focada na alimentação crudívora.

Tópicos de alimentação vegetariana:Aprende como o corpo funciona e porquê comer comida natural é uma maneira poderosa de melhorar a saúde geral e a vitalidade. Durante do Retiro,, Jutta vai dar uma introdução à nutrição natural e  preparação de comida simples, deliciosa e natural.

Onde: o workshop vai ser conduzido na atmosfera aconchegante da Casa Ervas Silvestres – um lugar criado com grande cuidado, onde o amor e a paixão que estiveram envolvidos na sua criação reflete-se em cada detalhe.

Custo: 95 Euros incluindo acomodação básica confortável num dormitório e alimentação. Todas as refeições serão vegetarianas.



Mais informação

O Hatha Yoga é um sistema desenhado para limpar, purificar e energizar o sistema humano. Tradicionalmente, as ferramentas deste sistema são usadas para facilitar atingir um estado mais elevado de consciência. Ao longo do tempo vários estilos de Hatha Yoga com diferentes tipos de praticas foram desenvolvidos, por isso as pessoas muitas vezes perguntam: que estilo de Yoga praticas e ensinas?

Quando me perguntam isto eu digo que o que ensino vem da minha própria compreensão do Hatha Yoga e da minha própria prática, que vem de tudo o que aprendi e experimentei, dos desafios que enfrentei… e como a aprendizagem não pára, este é um processo contínuo. No passado estudei com diferentes professores e fui inspirado pelo Ashtanga Vinyasa Yoga. Contudo, geralmente acho a questão: Porquê pratico Hatha Yoga? mais interessante do que Como pratico? Então porquê pratico Hatha Yoga?

Eu pratico Yoga porque gosto de trabalhar o meu corpo de uma maneira que apoia e melhora a minha saúde e condição física. Mas o quê que isto significa realmente?

Obviamente há muitas dimensões para esta questão: ao nível do indivíduo, entendo que a boa condição física significa ter um corpo forte e flexível, livre de dor – um corpo que se sente leve e bem. Mas num contexto mais alargado, que transcende o indivíduo, a saúde significa algo diferente – o objectivo é viver de uma maneira que é boa para o todo maior. O inquérito sobre o que isto significa e o que implica quando é tornado realidade é algo que vejo como um trabalho em progresso constante – um processo de desenvolvimento.

Em consequência, como pratico e ensino não está restringido a um certo estilo ou tradição. Também não está focado em chegar a e experimentar estados mais elevados de consciência. Tem mais a ver com a saúde numa perspectiva mais elevada. Está aberto ao senso comum à intuição e a responder à situação actual.

Cada aula ou sessão de pratica é diferente da anterior…

Se acham isto interessante, convido-vos a juntarem-se a mim neste workshop.

Marko Maitz

TESTEMUNHOS

Tenho tido a possibilidade de ter aulas de yoga com vários professores, dentro de várias linhagens, e tento retirar sempre alguma aprendizagem para o meu caminho pessoal. Tenho aprendido pela positiva, e tambem pela negativa, pois há professores de yoga que dão aulas não tanto olhando ao que é suposto ser o ensino do yoga, enquanto ensinamento de vida, mas mais ligados ao seu próprio Ego, mostrando como são “bons”, exibindo-se acrobaticamente e sentindo-se até “superiores”. No Marko senti o oposto, a sua humildade, o seu sentido em querer partilhar a sua aprendizagem pessoal, não como forma de se vangloriar, mas como forma de nos transmitir o bom que ele próprio tem obtido do Yoga, tanto pelo que aprendeu seguindo por vezes um trajecto “errado”, tanto partilhando o trajecto que o levou a ver o sentido real do yoga e da meditação.

Gostei muito dos ensinamentos do Marko, não só pela precisão das posturas, da importância da respiração, e dos pormenores tão importantes como base a uma pratica adequada, mas tambem pela sua postura perante a vida, e dos seus ensinamentos subtis, aqueles que se aprendem pela convivência e pela possibilidade de partilhar um espaço de tempo em que mostramos quem somos e a nossa atitude perante a vida.

Muito obrigada ao Marko, e a todos, pela partilha de um tempo que, mesmo que curto, foi decerto decisivo para mim, no sentido de ver o meu trajecto de vida presente e futuro de outra forma.

Rute Almeida, Lisboa

Gostei imenso de vos conhecer a todos a aprendi muito com os ensinamentos práticos da Jutta e do Marko, assim como com as vossas partilhas pessoais. Sou grata ao Universo por me ter dado esta oportunidade.!…Quanto à casa das Ervas Silvestres, ao entrar, senti que estava “em casa”. Adorei toda a decoração e arranjos à base de tecidos, madeiras, cores e plantas, que transmitiam à simplicidade da casa rústica, um maravilhoso tom de criatividade e jovialidade. A alimentacão vegetariana preparada pela simpática Jutta foi simplesmente renovadora e aprendi muito com o curso. As aulas práticas de Yoga e Meditação com ensinamentos práticos retirados da própria experiência pessoal do Marko, foram inspiradoras…

Helena Matos, Porto

Adorei a casa, que parece saída de um conto de fadas. A combinação da alimentação saudável com o Yoga e a meditação foi excelente, soube-me bem ao corpo e à alma. Levo, só de um pequeno fim de semana, lições para a vida. Toda a envolvência foi muito benéfica para mim e sobretudo adorei o contacto com outras pessoas tão interessadas e interessantes!

Rogério Marques, Coimbra

Desde que o Marko chegou ao Projeto Vida Desperta e começou a ensinar Yoga, a minha prática pessoal foi catalisada para um novo nível. A sua atenção ao detalhe, por exemplo na respiração e posturas, ajudou-me imenso. Acompanhado com o estilo relaxado e descontraído, que é ao mesmo tempo rigoroso e inspirador, as suas aulas fazem o meu corpo e alma dizer “Obrigada!”. A sua habilidade de ter vários níveis de experiência na mesma aula e não deixar ninguém para trás ou aborrecido é espantoso. Uma das melhores coisas nestas aulas é que, independentemente de quem esteja lá, estamos sempre juntos, no sentido mais profundo da palavra, desde o início ao fim. Ele é o melhor instrutor que já tive e recomendo vivamente este retiro de fim-de-semana tanto a iniciantes e como a praticantes experientes. Se pudesse também estaria lá.

Laura Williams, Quinta da Mizarela

Primeiro que tudo quero agradecer à Jutta pelas receitas…vou escolher uma para fazer e levar no sábado……

Depois quero dizer que o retiro do fim-de-semana passado foi uma verdadeira inspiração, estou a tomar pequeno almoço cru todos os dias e os jantares também são quase sempre crus…uma verdadeira mudança e até penso que já  me sinto com mais energia.

Os ensinamentos da Jutta são realmente importantes e penso que até com pequenas mudanças vamos conseguindo muito. A comida é simples mas muito saborosa e fácil de fazer em casa. Adoro a forma apaixonada como ela fala de comida e da sua relação com o nosso corpo!!!

Depois as aulas de yoga do Marko…simplesmente genial a forma como dá atenção aos pequenos detalhes e a diferença que fazem para a prática, como já lhe disse, adorava ter um instrutor assim para prática regular! J Muito importante também foi a meditação, muito bem orientada com poucas palavras mas o suficiente para começar a criar a tão desejada distância dos pensamentos. Claro que a Sara é também um membro muito importante, nela vejo sempre uma alegria e uma força contagiante, e sempre pronta a ajudar com traduções e explicações sobre qualquer tema, desde alimentos ao projecto Vida Desperta…e de sorriso sincero no rosto!

Ah! E ainda falta dizer que o todo o grupo foi fantástico na partilha de experiências e na abertura. Mesmo nos momentos de silêncio havia um entendimento especial, uma ligação de confiança e de interesse…Todos partilhámos experiências desde o cultivo da própria alimentação até às energias alternativas…é tão bom estar com pessoas que partilham a mesma visão que eu!! Sinto uma imensa gratidão por ter tido a oportunidade de estar com todos na Casa das Ervas Silvestres!

Belisa

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Sem categoria. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s