Testemunhos

Maravilhoso… Uma semana que transformou não só o meu olhar sobre o mundo, mas também o meu olhar para dentro de mim. E claro, sentir o corpo físico que respondeu tão rápida e intensamente ao carinho dado durante o retiro. Um programa pensado até ao último pormenor, mas ainda com margem para adaptar às características únicas de cada grupo de pessoas. Pessoas muito especiais, e que se comprometem na aventura de curar todos os seus males e ir mais além, muito mais além do que poderia imaginar…                     O conhecimento do retiro detox chegou-me na altura certa da minha vida e não pensei duas vezes se queria fazer ou não. Desde o primeiro contacto com a Jutta (conheci-a umas semanas antes do retiro) que senti uma energia muito positiva, que podia confiar nela mais que 100%. E a semana na Casa das Ervas Silvestres confirmou esse sentimento, uma confiança plena e confortável. As razões para querer purificar o meu organismo eram várias, e a necessidade de descansar imensa, mas não estava à espera de resultados em tão pouco tempo. Nem estava à espera de sentir os benefícios da meditação tão cedo, combinado com as orientações e explicações simples mas profundas da Jutta. Estou imensamente grata de todas as pequenas coisas que me levaram até ao retiro detox, e arrisco dizer que, até agora, foi a experiência positiva mais transformadora da minha vida. Simplesmente, obrigada…!

Nota: 80% do nosso grupo continuou o jejum de sumos para além dos 7 dias do retiro. É porque funciona mesmo e porque saímos com todo o conhecimento de base para sermos autónomos. Um método inteligente, simples e sustentável.                                              Candida Shinn- Coimbra , Julho 2013

Foi uma semana profunda de partilha e silêncios! Não comer e dedicar tempo, em silêncio, à escuta dos movimentos do corpo, da mente e das emoções, é, definitivamente, uma experiência única e fantástica.
Estou muito grata à Jutta por toda a dedicação e empenho com que nos recebe e nos acompanha. Obrigada pela partilha do teu conhecimento!
Obrigada por esta semana transformadora!”
Joana Sobreiro – Cascais, Lisboa  , Julho 2013

Uma experiência “life-changing”, altamente transformadora…
Este foi não só um retiro de jejum, mas essencialmente de reprogramação de hábitos alimentares e de transformação de Vida.
Esta vivência foi um portal para lugares muito profundos dentro de mim. Uma oportunidade de revisitar a relação com a comida, com as maneiras como me nutro aqui na Terra. Sempre pensei que só podia contar com a comida ou com os outros para me sentir nutrida. Agora sei que tenho uma ferramenta poderosíssima ( o jejum e o saber comer) para cuidar da minha saúde. Igualmente, descobri que me posso alimentar de outras coisas: meditação, movimento, contato com a Natureza, práticas de cuidado comigo mesma…
Saio daqui com um sentido de empoderamento muito forte, sabendo que o caminho da saúde e bem-estar está na minha mão.

Teresa Fabião (dançarina, coreógrafa e pesquisadora)  , Julho 2013

 °O retiro de ‘detox’ na Casa das Ervas Silvestre com a Jutta, é uma semana de mudança evolutiva, de despertar, de limpeza física, emocional e mental. Uma semana para acordar, evoluir, crescer dentro de nós, e com os outros, todos juntos…Poís, o grupo  é um factor muito importante neste retiro…as partilhas, o silêncio, o apoio, a energia de cada um são elementos favoráveis para viver esta semana em harmonia, e com mais facilidade para o jejum, juntando igualmente a meditação, e o Yoga dado por um professor incrível! E com toda a ajuda da Jutta (e do seus sumos espectaculares!), sem ela este retiro não poderia ser tão especial e único. Uma mulher com uma alma linda e com o coração aberto, que nos puxa a libertar e despertar para a vida! Um retiro para as pessoas que querem sentir a vida acordar e fluir em cada uma das suas células!°  Clara Masson  (Belga no Porto), Abril 3013

In the beginning of march I participated in a retreat of desintoxication in Casa de Ervas Silvestres. I was a tired elderly man with a good part of bodily symptoms for my age: medicated prostate problems, bad knees (one of them operated severel years ago) and a fair amount of arthritis attacked joints . Even then I knew that my life didn’t need to be over, I just didn’t have enough motivation to turn the direction around.

IAfter a week in Juttas beautiful retreat I returned to my fellow-workers and friends in the Awakened Life Project and they all wanted to know what had happened to me because I looked so different. For sure more slim,I could see that on the scale: 10 kg of garbage left in Montemor. But they said that there were more changes.

And I could feel it too.

Now 3 month after, I have the same weight as when I left the retreat this because I changed my diet without much difficulty to raw-food, almost 100%. And the effect are remarkable.

Here are the most important (in order of importance for me):

Much more focus in meditation.

Much more powerful QiGong practices.

I run up the mountain every morning (never ran before because of my knee-pains)

I don’t bother or even feel knee pains anymore,

I don’t use prostate-medicin (and I’m peeing OK)

I feel how taking care of myself is really paying off in every aspect and this makes me want to continue and even take it further.

If I have forgotten some benefits its not because I don’t remember,because since the retreat I have gotten back my memory (“after all I didn’t loose my marbels” exclaims old friend of Peter Pan when he recovers his bag of coloured stones from his childhood),no the reason I would forget some would be because there are so many things I could mention that have turned around for me in my life. And I want as many as possible to get to this new start in their life that’s why I write this post-to inspire if possible you to go on a detox-retreat in Casa de Ervas Silvestres. It works it works it works.

Poul Livskær Olufson

A semana de detox foi uma semana para cuidar de mim, para me conhecer e para aprender…aprender muito, com a Jutta, com todo o grupo e com a natureza.

O lugar é o ideal porque sentimos a renovação constante da natureza, dos dias e das noites, das plantas, da terra, da água, de tudo o que está vivo!

O espírito de grupo que se partilha é inesquecível porque partilhamos a mesma intenção e percebemos que, no fundo, somos todos iguais, somos todos o mesmo, não estamos separados, estamos intimamente ligados.

Todas as atividades que desenvolvemos ao longo desta semana fizeram-me sentir mais forte, mais viva!

O que descobri e que mais me fortaleceu é que nós não estamos separados de nada nem de ninguém e muito menos do nosso corpo. O nosso corpo permite-nos essa comunicação, essa troca constante, e por isso é que é tão importante esta renovação, para podermos comunicar de uma forma mais verdadeira e genuína.

Helena Fontaina, Psicóloga, Porto, Marco 2013

Cheguei a casa, depois da viagem de regresso, comi uma refeição ligeira e sentei-me para escrever estas linhas. Sinto necessidade de partilhar os meus sentimentos relativos ao retiro de detox pois a gratidão que sinto no meu coração é de tal maneira grande e forte que já não cabe cá dentro, tem mesmo de ser partilhada : )

A verdade é que jejuar uma semana na quinta das Ervas Silvestres com a orientação da Jutta, além de ter sido muito fácil, foi uma experiência divertida, altamente enriquecedora, extremamente saudável, espiritual, harmoniosa, purificadora e pacificadora!

Tudo no retiro fluiu com alegria e espontaneidade. A alegria com que a Jutta transmite ensinamentos valiosíssimos para a nossa saúde, coisas simples, fáceis de pôr em prática e incrivelmente eficazes, é contagiante!

Aprendemos a cuidar de nós e saímos a gostar mais de nós e dos outros. Saímos inspirados com montes de dicas sobre pequenas grandes coisas que podemos fazer para tornar a nossa vida mais saudável. Porque no retiro aprende-se sobre desintoxicação, alimentação saudável, como fazer germinados, super alimentos, leite de sementes, receitas, ervas, etc. E cada ensinamento parece um ovo de Colombo porque tudo faz todo o sentido e é tudo fácil de pôr em prática, simples e bonito.

Outra coisa fantástica neste retiro foi que conheci pessoas incríveis e altamente inspiradoras com as quais aprendi imenso. Todos os elementos do grupo contribuíram, cada um à sua maneira, para criar uma atmosfera de grande bem- estar. Senti-me mesmo elevado e com uma confiança renovada na espécie humana! : )

Adorei a quinta e a casa que parece mesmo ter sido construída e decorada com inspiração divina. Adorei a meditação, o yoga, os passeios e algumas surpresas que a Jutta nos proporcionou… : ) Adorei os momentos de silêncio, os momentos de partilha, franca, aberta e sincera.

Estamos todos no mesmo barco e é muito reconfortante perceber que não estamos sozinhos e podemos contar com pessoas especiais como a Jutta que nos ajudam e nos inspiram a continuar sempre no caminho certo, no caminho da harmonia connosco, com os outros e com a vida. Muito obrigado Jutta, conquistaste um lugar no meu coração, bjs, Nuno Carvalhal, Engenheiro, Abril 2013

Quero expressar a minha imensa Gratidão por todo o teu apoio, a partilha de tanto conhecimento salutar á minha saúde e bem-estar, pela forma simples e humilde como transmites a tua sabedoria e experiência, pela maneira acolhedora como fui recebida, senti-me em casa….

É incrível, em apenas uma semana, as mudanças que ocorreram comigo!

Qualifico a minha escolha, ter decidido fazer o Retiro Detox e agradecer-te-ei eternamente, pois sinto-me muito feliz, como se sentisse que a verdadeira Margarida foi recuperada, voltou!

Claramente agrada-me ver-me mais elegante (perdi 5,2 Kg iupiii:), mais leve e feliz, porém, o que de facto me surpreendeu e me deixa de ver a Grata é a ausência de sintomas e, ao fim de tantos anos, permitir-me deixar os químicos.

É tão incrível que gostaria de dar o meu testemunho na eventualidade de ajudar/inspirar outras vidas que se identifiquem com a minha vivência. A saúde é sem dúvida o bem mais precioso que temos, por vezes só valorizamos quando a perdemos.

Tenho-me questionado, como foi possível andar anos a sofrer e num curto espaço de tempo, nesse bendito retiro, sentir-me tão saudável e cheia de energia?

Há anos que tomava 40mg de omeprazol e daflon. As análises de Janeiro e exame ao fígado revelaram dimensões aumentadas, infiltração esteatósica, vísicula em repleção, parede fina e conteúdo ilitiásico, devido aos medicamentos. Colesterol alto, tensão arterial alta, inflamação venosa. Na TAC constatara-se que o angiomiolipoma do rim aumentara 3 X mais… a endoscopia estomacal revela ulcera gástrica, esofaguite e hérnia do hiato. Sentia-me muito cansada, desmotivada e sem energia para nada.

Optei por não levar a medicação para o retiro, intuitivamente sabia que esse retiro mudaria a minha saúde e forma de viver. Sentia renascer um raiozinho de esperança e com ele a força de vontade. Só dizia:” eu tenho de estar nesse retiro custe o que custar!”

Os dois primeiros dias foram menos fáceis, devido às toxinas que o meu organismo hospedava. Depois senti-me cada vez mais leve (até na alma), as pernas não me doíam, nunca mais tive azia até á data, não vomito quando me baixo, não fico inchada ou com dores de estômago, não preciso de dormir quase sentada, sinto que o sangue flui, nem fico ofegante quando caminho!

Lembras-te daquela caminhada na praia? Eu fui uma das primeiras a chegar e a voltar! Energia e alegria não me faltaram!

Precisei de te conhecer Jutta para perceber quais os alimentos me fazem mal e para conquistar qualidade de vida!

Continuo a fazer o jejum direitinho, parece que o meu corpo sorri e agradece ao sentir o sabor das ervas, legumes e fruta crus nos batidos, sinto-me muito bem, embora seja mais fácil aí, imbuídos pela energia do grupo, aliado ao yoga, meditação, estar rodeada pela natureza e claro, inspirada em ti! Mas continuo para dar tempo á memória das células assimilarem esta nova e rica informação.

Do fundo do coração agradeço a oportunidade de conhecer a Linda Vida que és, verdadeiramente preocupada em despertar e ajudar outras vidas, a serem mais saudáveis, felizes e fiéis á sua natureza!

És um Ser humano maravilhoso! Continua a lançar o perfume da tua essência para que o mundo se torne um lugar melhor com mais celeridade!

Abraço Fraterno no teu coração Genuíno e Grandioso! Margarida Carvalho Esteticista Retiro Detox Abril 2013 Oliveira de Azeméis

Encontrei a casa das ervas silvestres, por acaso na internet. Já me tinham falado deste processo de desintoxicação, e sentia vontade de fazer, mas faltava-me a coragem.

Estava a passar uma fase muito difícil da minha vida e o Detox, parecia-me uma forma de tratar do corpo e sobretudo ter tempo para mim. De qualquer maneiro sou uma pessoa resistente ao desconhecido, e este processo, aliado à meditação, de que não tinha qualquer experiência, parecia-me um bocadinho excêntrico  De qualquer maneira, e apesar de resistir até ao ultimo momento resolvi inscrever-me e fazer isto por mim.

Estava com muito medo, do processo em si, e de não ser aceite pelas pessoas que, na minha cabeça, seriam provavelmente mais excêntricas que eu!

Fui recebida pela Jutta, com uma grande alegria e compreensão  mas continuei desconfiada , e o meu primeiro dia, foi de muita apreensão “Onde me estava eu a meter?!?”

Ao longo da semana fui aprendendo a aceitar os outros, e a respeitar as minhas dificuldades.

Foi um experiência maravilhosa, sinto-me fisicamente muito bem, com uma pele maravilhosa, e sobretudo muito melhor com a vida.

Agradeço muito à Jutta, e aos meus companheiros de Detox, por tudo o que me ensinaram e por todas as sementes que deixaram em mim.

Carla Sousa, Março 2013

 I experienced the retreat as a time-off. My digestive system got time to rest and recover and my mind got chance to relax from the rush of every day life. The meditation sessions helped me to stay focused. I enjoyed the yoga and Chi Kong lessons and the other activities.  The group of participants really support and inspire each other and the juices are absolute delicious. In the first couple of days I allready noticed some changes in my eyes, skin and voice. I became more concious of my body and its healing capacity and the breathing exercises and all activities helped my to enjoy the moments as the came. For me the detox was specially about letting go. I tried to break free from some thought and behaviour patterns. By not identifing with our thoughts and emotions, we can break free from the trap of our own minds. Anyway, I got to ´taste´ all this, but I´ve still got a long way to go. I´m allready looking forward to my next oppurtunity to do a detox (For body & mind so to say).

Chantal Jorritsma, Março 2013

2 respostas a Testemunhos

  1. Anabela Santos diz:

    Deixa tudo ser como é… (frase chave que me ficou deste retiro)
    Extremamente profundo!
    A transformação que cada corpo possa precisar será exactamente aquilo que neste retiro irá acontecer.
    Grata
    Anabela Santos
    Santa Maria da feira

  2. Anabela Santos diz:

    O meu testemunho…
    Este detox foi um processo muito duro para mim, profundo, levou me a pensar mas afinal o que estou eu a fazer ao meu corpo. Vou tentar resumir rapidamente um processo que para mim daria quase um livro🙂
    Sempre fui uma pessoa com obstipação. No último meio ano agravou se ao ponto de mesmo bebendo imensa água e chás pouco ou quase nada acontecer. A muito custo acabava por tomar alguns laxantes pois entre isso é não fazer nada, era preferível. Sentia me inchada, desconfortável, irritada, cansada, literalmente prestes a rebentar!
    Tomei a decisão de fazer este detox pelo meu corpo, pois sei que é o templo da minha alma. Valia a pena tentar, por ele, por mim. Mas a acumulação de toxinas no meu corpo veio se a revelar num nível muito muito alto. Por isso o processo foi tanto duro, a partir do 3 dia entrei em sofrimento, mesmo, duro e puro. Percebi da pior forma o que o meu corpo me dizia. ” muda os hábitos, respeita me, cuida de mim”. E foi por isso que decidi aguentar! A Jutta foi um ser extraordinário, que me deu a mão e disse “confia em mim”. Eu confiei! E foi o melhor que fiz!
    Hoje tenho um corpo diferente. Com uma regularidade que nem lhe conhecia. Mudei muito os hábitos alimentares, nada radical, o suficiente para causar grandes diferenças! Quero voltar pois sei que é o melhor que posso fazer ao meu corpo e a mim. A meditação? Continua na minha vida, e faz verdadeiros milagres.
    Um trabalho magnífico de mudança de consciência para um mundo sem dúvida, melhor!!!
    Obrigado a todos os colegas que fizeram esta viagem comigo e a ti Jutta por permitires que tudo aconteça!❤
    Faz este detox! Por ti!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s